quarta-feira, 10 de junho de 2015

Quadro com vista de Peralcovo em 1961

Publicamos agora fotografia de um quadro a óleo com vista de Peralcovo em 1961.

O quadro foi pintado a partir do Esperão por um ilustre filho/ descendente de Peralcovo - José Manuel da Costa Reis -, sendo uma das primeiras obras deste reconhecido cenógrafo, figurinista, ilustrador, decorador, ilustrador, pintor.


Da Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Manuel_Costa_Reis) retiramos alguns dados biográficos de José Manuel da Costa Reis:

José Manuel Costa Reis nasceu em Lisboa a 15 de setembro de 1947. Frequentou o Curso Superior de Pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, de 1964 a 1969, e estudou cenografia no Teatro Nacional de S. Carlos, com Mestre Furiga. No cumprimento do Serviço Militar tirou o curso de fotografia e cinema dos Serviços Cartográficos do Exército, único no género então existente em Portugal.
Profissionalmente trabalhou durante dois anos no Núcleo de Cinema do Instituto Português de Cinema, a par de uma intensa atividade como cenógrafo e figurinista, bem como tem trabalhado regularmente como pintordecoradorilustrador, tendo ainda desempenhado funções de diretor de arte, na produtora portuguesas (Panorâmica 35) durante 6 anos.
Em 1991 funda a sua própria empresa (a Visual Total) destinada a criar e produzir decoração de interiores e décors para publicidade e televisão.
Foi professor de cenografia no Chapitô, anteriormente, de 1992 a 2006 lecionou a disciplina de cenografia na Escola Profissional de Teatro de Cascais.
Juntamente com Jorge Salavisa cria no Teatro Municipal S. Luiz o "Ciclo Novos Vezes Nove" - "Actores" destinado a revelar novos talentos na área darepresentação.
Em 2006, 17 de Janeiro é agraciado com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique1 por S.Exa. o Sr. Presidente da República Dr. Jorge Sampaio.

Sem comentários: