sexta-feira, 19 de julho de 2013

Peralcovo em 1757

Em 31 de Maio de 1957 era publicado um número único comemorativo do vigésimo aniversário do “Boletim da Casa da Comarca de Figueiró dos Vinhos”.


 Devidamente visado pela Comissão de Censura, este número constitui-se quase como um anuário das principais atividades e história dos concelhos de Castanheira de Pera, de Figueiró dos Vinhos e de Pedrógrão Grande


Mas o aspeto que na realidade nos chamou a atenção foram os elementos históricos que, praticamente pela primeira vez nos fez chegar sobre a história e a população de Peralcovo há mais de 250 anos.
 

O artigo principal sobre Campelo e a sua freguesia era da autoria de José dos Santos Matos de Carvalho e merece uma leitura atenta.
 



Pois, mas como o nosso interesse é essencialmente sobre Peralcovo, passamos  a citar alguns dos aspetos que terão interesse mais direto neste assunto.

Assim, "em 1757, o Cura de Campelo, respondendo a um inquérito, informava o cura da freguesia de Lamas de que «o lugar de Funtam Simeyro desta minha freguesia tem capella particular»; e isto confirmou o mesmo Cura, Joam Roys Franco (conforme assinatura do próprio), quando no dia 6 de Agosto de 1758 e de Campelo escreveu, cumprindo ordem régia, o seguinte:
- «...minha Freguesia fica na Província da Beyra Bayxa Comarca e Bispado de Coimbra Termo de Miranda do Corvo...»
«Esta terra foi ela presente da Senhora Marquesinha de Arronches. Tem vinte e sete vizinhos, esta situada em hum valle e se descobre della hum lugar por nome Campillinho, o qual sit. a dois tiros de Funda...»
«... tem vinte e tres lugares que sam Campelo, Campillinho, Peralcoyo, Tresposto, Eyras, Pé de Janeiro, Alje, Singral Simeyro, Singral Fundeyro, Sigarrinhas, Siaras, Molhas, Ribeira Velha, Povoa, Fontam Simeyro, Fontam Fundeyro, Couto, Vilas de Pedro, Casas Velhas, Castelo, Casal, Aldeya Fundeyra e Val de Vicente. O Orago he a Senhora da Graça, tem coatro altares, - que eram o de S. Sebastião, o do Santíssimo, o da Senhora da Graça e o da Senhora do Rosario...»

E pronto, ficamos a saber que há exatamente 255 anos Peralcovo já existia como um dos 23 lugares de Campelo.

Tentaremos saber mais tarde o seu n.º de habitantes em 1758.



Ah, e a publicidade - à Casa Reis:






Sem comentários: