domingo, 1 de janeiro de 2012

Espinhal - o Hotel Avis

Nas serranias do Espinhal, a caminho de Peralcovo pela EN347, exactamente na serra dos Penedos Gordos, erguiam-se até há muito pouco tempo as ruínas de um curioso edifício - uma recriação do lisboeta Hotel Aviz.

O Aviz foi o mais luxuoso hotel de Lisboa nas décadas de 30 e de 60, sendo tabém conhecido pelo seu hóspede mais famoso, o magnata arménio Calouste Gulbenkian, que viria a falecer num dos seus quartos em 1955. Situava-se no local se erguem onde hoje o Hotel Sheraton e o Centro Comercial Imaviz, nas Picoas.

O hotel foi encerrado em 1961 e demolido em 1962, ressurgindo, no início da década de 70, elementos da sua construção (cantarias, etc.) e parte do seu recheio na serra do Espinhal. Um médico de Coimbra, o Dr. José Bacalhau, adquiriu esses materiais e iniciou a construção de um "pastiche" do Hotel Aviz junto ao Espinhal.

O conjunto de edifícios, parte deles, ou mesmo apenas o seu projecto terão ainda sido objecto de cerimónias de inauguração no final dos anos 60, mas o falecimento do mentor veio a levar ao abandono desse projecto, facto ainda agravado pela completa vandalização e saque do edifício no ano de 1974.

Ao longo das últimas décadas existiriam ainda alguns "assomos" de projectos de recuperação dos edifícios, sendo os mesmos ocupados durante algum tempo pela Associação Le Patriarche que aí manteve um Centro destinado à recuperação de toxidependentes. Mas o abandono e o vandalismo continuaram a ser dominantes nas últimas décadas.

Finalmente, desde 2006, o complexo encontra-se na posse de uma associação sem fins lucrativos de Lisboa, que tem vindo a proceder à reabilitação dos edifícios com vista à instalação de um projecto na área da saúde; trata-se da Associação Portuguesa de Medicina Preventiva, e o projecto compreenderá "25 quartos, consultórios médicos, gabinetes de fisioterapia e hidroterapia, salas de conferências, restaurante vegetariano, piscina coberta para hidroginástica, ginásio e capela" (http://medicinapreventiva.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5&Itemid=6).




Fotografias de 2009, tiradas de S. João do Deserto:



Recorte de revista sobre o Hotel Aviz e o projecto do Dr. Bacalhau:



Outros textos sobre o assunto:


http://meioseculodeaprendizagens.blogspot.com/2011/12/o-novo-projeto-da-associacao-portuguesa.html
http://meioseculodeaprendizagens.blogspot.com/2010/05/as-obras-do-dr-bacalhau-na-serra-do.html
http://ruinarte.blogspot.com/2010/10/as-obras-do-dr-bacalhau-espinhal.html



Sem comentários: