quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Espinhal - o presépio

Na vizinha vila do Espinhal foi já inaugurado o (cada vez mais) tradicional presépio.

O programa "Terra-a-Terra" da TSF do próximo sábado, dia 11 de Dezembro, vai dedicar-lhe algum tempo (09H10-11H00).

No sítio da Câmara Municipal de Penela na Internet - http://www.cm-penela.pt/ - o presépio é descrito assim:


O Presépio Tradicional do Espinhal é uma das principais atracções do Penela Presépio, um presépio feito por artesãos do Espinhal. Rosando e José Antero são os criadores deste presépio que com a ajuda de muitos espinhalenses ergueram esta obra de arte que tem vindo a crescer de ano para ano.

Ao entrar na Quinta do Castelo a vista é imponente, uma grande montanha recebe os visitantes com uma pista de comboios que delicia os mais novos e os mais graúdos também. Nesta maqueta gigante podem circular em simultâneo 10 comboios juntamente com outras viaturas que percorrem as diversas estradas com estações e apeadeiros.

Virando à esquerda entramos na Freguesia do Espinhal em ponto pequeno, com todos os detalhes desta freguesia e mesmo com algumas das suas figuras mais carismáticas aqui representadas. Este presépio não só prima pela originalidade da sua recriação, como pelo trabalho exímio nas construções e bonecos que a constituem.


Este ano cheio de novidades o presépio apresenta cerca de 15 novas casas e uma representação perfeita da requalificação de que o Centro Histórico do Espinhal foi alvo recentemente. Outra novidade é o momento mágico em que escurece e algumas dezenas de pequenos candeeiros de leds, imitando a iluminação pública se acendem simulando o anoitecer, algo único e digno de ser presenciado.

Em direcção oposta temos acesso à gruta onde nasceu Jesus Cristo, onde todo o ambiente da época é recriado na perfeição aludindo a ofícios e artes tradicionais. As personagens deste presépio tradicional, este ano e mais uma vez marcando toda a diferença, a aposta foi em bonecos de gesso, uma obra de Rosando, artista plástico residente no Espinhal. No total são 7 figuras de gesso em tamanho real que representam, Maria, José e os pastores encontrando-se as restantes nas respectivas oficinas de trabalho. A técnica escultórica utilizada foi a do olho vazado o que permite a cada um dos visitantes ver a expressão que lhe quiser dar.



Algumas fotografias do presépio'2009 (http://espacoaberto-umanovamiranda.blogspot.com/):



Presépio Tradicional do Espinhal:
Cerca de 250m2 de um presépio que representa a Freguesia do Espinhal.
Horário: Todos os dias, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00.
Local: Espinhal, Casa da Quinta do Castelo


Sem comentários: