domingo, 29 de novembro de 2009

O alambique

O alambique da casa da minha avó é um dos objectos que faz parte das recordações da minha infância.

Situava-se num canto do pátio e, quando a aldeia ainda tinha habitantes, assisti algumas vezes à feitura de aguardente; lembro-me que o vizinho Ti Cavadas era participante habitual nas operações de fabrico...

Infelizmente tivemos de o retirar do seu "habitat", se não hoje restava-nos apenas ver as suas fotografias, tal como acontece a muitos outros objectos que a frequente ladroagem já levou.




Uma descrição muito exacta dos alambiques e do seu funcionamento pode ser encontrada no livro "Memórias de Trás da Serra" de José Lucas Pedro, do Fontão Fundeiro, de que já falámos anteriormente (ver pág. 122 e seguintes do livro).

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostaria de parabenizar o autor e dinamizador deste simpático e útil blog, que tão bem se relaciona com o património, a memória e a identidade das nossas gentes serranas. Sou figueiroense de gema e tenho também um blog na net (http://booklandia.pt/tozemcsilva/)e que à semelhança do «Peralcovo», também pretende "esmiuçar" a nossa memória e identidade colectivas através da detectivação do nosso património comum. Vou, aliás, indexar o link do vosso blog à colecção de links do meu blogue.
Parabéns e "muito obrigado por voçês existirem."
TóZé McSilva